Grupos de pesquisa vinculados ao PoCAm

Cercos
Grupo de estudo de cercamentos, control e mercado.

O Cercos reúne pesquisadoras/es e alunas/os em torno de dois programas de pesquisa. Um deles, partindo de problemas antropológicos, procura deslindar os nexos históricos entre processos de expropriação de terra e confiscação de modos de vida; de proletarização, periferização e instauração de exclusões socioeconômicas; e de gestão diferencial de ilegalismos e suas exigências por esquemas de expansão policial-penitenciária. O outro, articulando pontos de vista da Economia, da História e das Tecnologias, busca construir quadros empíricos fundamentados em esquemas revisionistas da historiografia econômica, levantando novos indicadores para analisar o desenvolvimento, suas formas e relações de produção, sublinhando as questões que foram negligenciadas ou pouco ou nada exploradas pela historiografia clássica, anotando aí os fundamentos das trajetórias que conformam a sociedade contemporânea.

LAH
Laboratório de Arqueologia Histórica

--

LaMPDA
Laboratório de Metodologia, Pesquisa e Documentação em Antropologia

--

LEAED
Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos

Além da atuação no aprimoramento dos conteúdos em Estatística, na formação de discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVASF, este grupo tem como principal objetivo desenvolver e colaborar com pesquisas no âmbito da universidade e da sociedade, utilizando e propondo teorias e métodos da Estatística e da Demografia, contribuindo não só para o desenvolvimento técnico e científico destas duas ciências, mas também proporcionando análises adequadas para a obtenção de resultados mais robustos em estudos das diversas áreas de conhecimento. Nesses últimos anos os pesquisadores e seus orientandos vêm apresentando trabalhos em diversos eventos científicos, entre eles, Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), Encontro Nacional de Estudos Populacionais (ABEP), Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Populacionais (ALAP) e também da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

OAAIS
Oficina e Arquivo de Antropologia, Imagem e Som

A Oficina e Arquivo de Antropologia, Imagem e Som (OAAIS) reúne reflexões, práticas e produtos multimídia na Antropologia e áreas afins. Perpassando ensino, pesquisa e extensão, o grupo se realiza como oficina e como arquivo. Como oficina porque se propõe como um ambiente, disponível a comunidades acadêmicas e não acadêmicas, para experimentação de conteúdos, métodos e técnicas multimídia enquanto teoria e método nas ciências da Sociedade e da Cultura. E como arquivo porque se propõe a armazenar, organizar e produzir materiais multimídia diversos em Antropologia e áreas afins, sobretudo materiais de registro cultural e de expressão técnica, estética e ética de pesquisas relacionadas ao arquivo. A oficina e o arquivo operam também como ocasião de integração de pesquisa de Imagem e Som entre graduação e pós-graduação, tendo em vista os produtos multimídia como parte formativa necessária ao percurso cultural, ético e científico nas Humanidades.

KRISIS
Laboratório de Antropologia crítica

Coordenado pelos professores Delcides Marques e Gabriel Pugliese, conta também com pesquisadores associados e alunos envolvidos em novos projetos de pesquisa e extensão. O Krisis funciona como um grupo de estudos atrelado a atividades de ensino, pesquisa e extensão. É variado tematicamente em termos de investigação, mas engloba seus membros em torno da tarefa crítica de problematização do presente. A teleologia do Krisis é ético-política e, por isso mesmo, somos marcados pelo compromisso que as ciências humanas universitárias assumem com a melhoria das condições plurais de existência na Terra, o que implica em uma intransigência com toda forma de poder e deferência  por toda luta que se insurge.