Ana Claudia Duarte Rocha Marques

aclaudiam@usp.br

Possui graduação em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (1992), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pós-doutorado realizado na University of Edinburgh (2013). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia rural e da política, com ênfase em Relações familiares, políticas e pessoais no Sertão do Nordeste, com especial atenção a conflitos como as lutas de famílias e o cangaço; aspectos sociais em torno do agronegócio de grãos no Mato Grosso, com especial enfoque sobre as relações de família entre agricultores e seus desdobramentos políticos e econômicos; memória e parentesco, com atenção à produção de coletividade ao longo do tempo e em concomitância à sua produção territorial. Coordenadora do Hybris, grupo de estudo e pesquisa sobre relações de poder, conlfitos, socialidades e do NuAP, o núcleo de Antropologia da Política; ambos certificados no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq Bolsista de produtividade do CNPq.

Linha de pesquisa: I. Regimes de conhecimento e agenciamentos socioambientais

Interesses: teoria antropológica; parentesco; família; política; territorialidades; socialidades; organizações camponesas e quilombolas.