Formação

O programa de mestrado acadêmico é uma iniciativa pioneira de produção, ampliação e difusão de conhecimentos em ciências humanas e sociais sobre o semiárido nordestino. Fundamentado na multicampia – com funcionamento em dois campi da Univasf, Juazeiro-BA e Serra da Capivara (localizado em São Raimundo Nonato, PI) – e na interdisciplinaridade, pretende formar recursos humanos com robusta vocação para pesquisa e extensão, privilegiando o diálogo com populações da Caatinga, valorização de artes e ofícios, saberes-fazeres e de conhecimentos culturalmente diferenciados, o estímulo à concepção de formas de desenvolvimento alternativas aos modelos capitalistas consolidados, sem perder de vista as especificidades ambientais e do conjunto de ações governamentais e de mercado que conformaram a própria ideia de semiárido.

Parte destes objetivos é empreendida através de atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas por docentes e discentes da graduação em Ciências Sociais (sediada em Juazeiro), do recente bacharelado em Antropologia (com sede em São Raimundo Nonato) e por professores e professoras de outros colegiados acadêmicos que fazem parte desta proposta.

Ainda que as especificidades ambientais, políticas e culturais do semiárido ganhem um especial relevo em sua proposta, as disciplinas e possibilidades de realização de pesquisas não estão restritas a elas. O semiárido se faz no PoCAm, sobretudo, como um lócus de formação em ciências humanas e sociais para a consolidação de recursos humanos aptos a atuarem no ensino básico, médio e superior e se inserirem profissionalmente na produção e inovação de tecnologias sociais para a promoção de políticas de cultura, educação, direitos humanos e defesa da sociobiodiversidade em órgãos da administração pública e em organizações da sociedade civil.

O curso é ofertado no período vespertino e tem duração mínima de 24 meses e máxima de 30 meses. Os discentes devem integralizar 100 unidades de crédito, entre as quais 12 (doze) créditos são correspondentes às disciplinas obrigatórias, 12 (doze) às optativas e 76 (setenta e seis) créditos para a elaboração da dissertação. O Exame de Qualificação deverá ser realizado até o 18º mês após o ingresso no curso.

O currículo da proposta apresenta um conjunto de disciplinas que visam ofertar uma formação ampla em Política, Cultura e Ambiente, incluindo temáticas da Antropologia, Sociologia, Estudos Latino-Americanos, Demografia, Administração Pública, Musicologia, Arqueologia e Geografia/ Geociências. As três disciplinas obrigatórias, listadas abaixo, conformam o eixo fundamental da proposta, ofertando os fundamentos teórico-metodológicos basilares do curso de mestrado acadêmico:

  1. Teorias de cultura e sociedade (60 horas, 4 créditos);
  2. Semiárido brasileiro e perspectivas ambientais (60 horas, 4 créditos);
  3. Metodologia, Pesquisa e Extensão (60 horas, 4 créditos).

Dadas as especificidades multicampi que fundamentam o programa e, sobretudo, para compor vínculos entre o corpo discente e docente dos dois campi (Serra da Capivara e Juazeiro), o mestrado realiza um seminário anual que reúne estudantes e professores de ambos os polos. Além deste seminário, as disciplinas obrigatórias são ofertadas conjuntamente por professores dos dois campi. Assim, os discentes assistirão parte das disciplinas obrigatórias (presencialmente) com professores de seu campus e a outra parte por meio remoto.

A gama de disciplinas optativas, por sua vez, apresenta conteúdos vinculados às linhas de pesquisa do mestrado e às temáticas de atuação dos docentes e discentes. Abaixo a lista de disciplinas optativas:

– Capitalismo e controle social
– Desenvolvimento e sociedades
– Drogas, saúde e políticas públicas
– Ecologia política
– Economia política e técnicas de governo
– Gênero, família e parentesco
– Mitologia, religião e poder
– Políticas da vida, da saúde e do bem-viver
– Questões demográficas atuais
– Raça e comunidades tradicionais, saberes, ancestralidades e identidades
– Técnica, estética, som e sociedade
– Teoria Descolonial
– Terra, trabalho e conflito
– Tópicos Especiais I
– Tópicos Especiais II

Faz-se importante destacar que os créditos de uma das disciplinas optativas poderão ser cumpridos pela participação nas Atividades Curriculares Complementares (ACC): realização de Estágio Docente (2 créditos), participação na organização do Seminário anual do PoCAm (2 créditos), publicação de artigo (2 créditos) e elaboração de produto em projeto de extensão (2 créditos).